Hospital de Clínicas de São Bernardo recebe modernização com 30 novos leitos

Hospital de Clínicas de São Bernardo recebe modernização com 30 novos leitos

Investimento de R$ 4 milhões reestrutura ala sul do 6º andar, elevando o padrão de atendimento em saúde na cidade

Marcando um novo capítulo no avanço da saúde pública em São Bernardo do Campo, o prefeito Orlando Morando inaugurou nesta sexta-feira (19/01) a reforma de 30 leitos de enfermaria no Hospital de Clínicas (HC), um dos mais importantes equipamentos de saúde da cidade. Essa intervenção, que abrange a ala sul do 6º andar, é parte de um projeto maior de reestruturação e modernização, refletindo um investimento de cerca de R$ 4 milhões.

Este importante passo vem em continuidade ao compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do sistema de saúde. A reforma abordou aspectos cruciais, como a substituição completa do piso e contrapiso, e a instalação de nova manta vinílica e revestimentos. Com isso, o 6º andar do HC agora conta com 60 leitos totalmente revitalizados, incluindo os 30 leitos da ala norte, cuja reforma foi concluída no início de janeiro.

O prefeito Morando destacou a relevância da reforma: “Mais uma importante etapa de entrega, pensando nas pessoas. A reforma era necessária, o piso estava completamente deteriorado, situação que podia colocar em risco pacientes e profissionais da área. Saúde sempre foi e continuará como prioritária. Não à toa levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou que São Bernardo está entre as únicas três cidades de São Paulo a receber classificação de efetividade da gestão, sendo a saúde um dos itens principais do índice”.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple, reforçou o papel do HC como retaguarda às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas da cidade, enquanto o diretor técnico, Dr. Stefanos Lazarou, enfatizou que as obras não prejudicaram a efetividade das cirurgias eletivas realizadas no hospital.

Inaugurado em 2017, o Hospital de Clínicas completou 10 anos de operação em dezembro passado. Desde então, a unidade de saúde de média e alta complexidade registrou números expressivos: 650 mil consultas ambulatoriais, quase 70 mil cirurgias, incluindo mais de 600 em crianças com cardiopatia congênita, 97 mil internações e mais de 658 mil exames de imagem. A entrega desta reforma reafirma o compromisso de São Bernardo do Campo com a melhoria contínua da infraestrutura de saúde, priorizando a qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes e profissionais de saúde.